O PERITO NÃO TEM VÍNCULO COM A JUSTIÇA, MAS TEM RESPONSABILIDADE COM ELA
A Nomeação do Perito É de competência privativa específica do Juiz, conforme preve o artigo 421 do atual Código de processo Civil.
O perito joalheiro, através de suas nomeações à assistência ao juízo, seja na avaliação de joias, relógios de luxo e afins, se consolida pelas homologações de seus laudos, fortalecendo a ética, a imparcialidade e dedicação de seu trabalho.
Profº Julio Silva Bortolus
A opção de atuar como perito e assistente técnico judicial, veio diante do objetivo pessoal em compartilhar toda a experiencia de mais de 35 anos atuando no setor joalheiro, como profissional de fábrica, professor e consultor em processos produtivos, em mais de 500 empresas no Brasil e no exterior, na busca de auxiliar pessoas, empresas na consiciliação com a justiça.
A experiência do perito
A experiencia deste humilde perito em artigos de luxo, foi conquistada inicialmente durante 18 anos no trabalho como ourives e joalheiro em fábricas como Indústria de Joias Costantini e Imperador Joias, ambas na cidade de São José do Rio Preto, até 1988.
Atuei de 1989 até 1994 como instrutor no SENAI-Serviço Nancional de Indústria-SP em cursos de Joalheria, Direção Defensiva e Movimentação de Cargas Perigosas, se capacitando como consultor na implantação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9000. Desenvolveu em parceria com o SESI-SP o treinamento Gestão de Frota e Qualidade no Atendimento da Indústria.
Em 1994 a convite do IBGM - Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Precisos através do SENAI-SP, participei da Missão Brasil, apoiada pelo CNPq-Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que buscou formar multiplicadores joalheiros, com conhecimento técnico em ourivesaria, gemologia, design, empreendedorismo e metodologia de ensino.
Todo o trabalho de formação, desenvolvido em 4 meses através de visitas a Cidade de Idar-Oberstein na Alemanha, berço da lapidação mundial, capacitação joalheira e gemológica na Scuola D´Arte Mestieri na Cidade de Vicenza na Itália, conhecimento do mercado joalheiro na Cidade de Basel na Suíça, e conhecimento do modelo de escola do GIA- Gemological Institute of America em Santa Monica no Estados Unidos.
Em 1999, fui convidado pelo World Gold Council para América Latina, a atuar como consultor na busca de melhorias com o uso de novas tecnologias de produção joalheira no Brasil, junto as entidades de classe nos principais estados produtores de joias de ouro.
Até 2003, desenvolvi e coordenei a implantação do Projeto de Certificação de joias de ouro AMAGOLD BRASIL - Americas Gold Manufacturers Association, bem como a construção de uma Unidade Móvel de Treinamento Joalheiro, parceria com SENAI-SP e o SINDIJOIAS-SP.
Coordenei junto ao WGC até 2003, diversas missões a principal feira de joias na Itália, a VicenzaOro por 4 anos, onde auxiliei mais de 100 empresários joalheiros, a inclusão do conceito de joias internacionais.
Posteriormente, de 2003 até 2017, a convite do ICE-Instituto do Comércio Exterior da Itália, auxiliei novas missões de empresas brasileira, na busca de um produto joalheiro de melhor qualidade junto ao mercado brasileiro.
Realizei de 2000 até 2015 como consultor em pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias de produção joalheira em parceria com o SINDIJOIAS-SP e IBGM - Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Precisos.
Credenciado ao SENAI e ao SEBRAE, bem como através da minha empresa, tenho realizado diversos projetos de melhorias no processo produtivo e de comercialização joalheira até presente momento, em produtos confeccionados em ouro, prata e folheado a ouro, com gemas naturais e sintéticas em empresas localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Pará, Rondônia, Goiás, Ceara e Piauí.
Atuei junto a missão de identificar o potencial econômico do garimpo das pedras, localizado na região de Parauapebas-PA, no objetivo de implantação de uma centro de formação gemológica, lapidário e joalheiro, para incentivar novas fontes econômicas à cidade, diante do futuro das mineradoras na região.
A visita a centros de comercialização de gemas, como as feiras de Hong Kong, VicenzaOro e no Brasil Teófilo Otoni-MG, são frequentes diante da necessidade de ampliar o conhecimento mercadológico das principais gemas comercializadas no mundo.
Participei em 2017 do Curso Preparatório de Perícia Judicial na curso APEJESP-São Paulo, ministrado pelo Ilustre Expert Sidney de Paula, perito judicial e assistente técnico há mais de 35 anos na realização de Laudos Judiciais para Tribunais de Justiça Civil, Trabalhista e Federal.
Curso que me preparou de forma correta para entender o universo dos processos e o uso da assistência de um Expert ou Perito, como é nomeação do perito judicial, como é a solicitação do trabalho com perícias em processos judiciais e como o profissional é contratado, a honrosa função, como apresentar laudos e petições, o roteiro do serviço, da nomeação ao término do trabalho e o recebimento dos honorários, orienta e informa claramente toda rotina e burocracia forense em que se envolve o perito judicial e o assistente técnico da parte.
Formaça em Pedagogia pela FARN-SP, Pós-graduado em Engenharia de Produção e Marketing e Inovação pela UNINTER-SP, Gestão Avançada de Recursos Humanos pelo INPG-SP, com especialização em Sistemas de Gestão da Qualidade (FAV-USP).
Credenciado ao SEBRAE-SP, desenvolveu o Programa de Qualidade Total, Jovens Empreendedores e projetos de Arranjos Produtivos Locais Setoriais na Indústria Gráfica, Construção Civil, Bares e Restaurantes, Indústria Joalheira, Reparação Automotiva em parceria com o SENAI-SP e o SENAC-SP.
CERTIFICADOS DO PERITO
Conforme determina a LGPD-Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018), informamos que este site não coleta dados automaticamente, e quando solicita informação ou outra, é necessário a autorização e confirmação de aceite do proprietário dos mesmos.
Copyright © 2025 - Registro JCSB